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Geração de leads através do WhatsApp: guia passo a passo

Geração de leads através do WhatsApp: ajuda a gerar leads através do WhatsApp. O WhatsApp desempenha um papel importante no crescimento dos negócios ao facilitar a comunicação entre usuários e empresas com seus recursos avançados. WhatsApp CRM é uma ferramenta eficaz que oferece a oportunidade de criar leads através do WhatsApp.

A geração de leads pelo WhatsApp tem um alto índice de engajamento do usuário na plataforma. Em comparação com outras estratégias de mídia social, o WhatsApp tem uma taxa de abertura e resposta de 98%. Porém, sempre que empresas promovem ou enviam anúncios pelo WhatsApp, existe uma grande possibilidade de os usuários lerem as mensagens.

O WhatsApp é usado por mais de 2 bilhões de usuários e se tornou a mídia social mais utilizada por muitas empresas para atingir diversos públicos. A maioria dos parceiros de negócios é aconselhada a usar o WhatsApp para o marketing de seus produtos. O WhatsApp oferece uma maneira eficaz de gerar leads por meio dele. 

Então, se você está procurando o melhor provedor de serviços de WhatsApp para gerar leads através do WhatsApp, você está na melhor plataforma. Este artigo irá demonstrar toda a jornada de geração de leads através do WhatsApp e seus benefícios.

Iremos orientar e mostrar as etapas de geração de leads por meio do WhatsApp ou como gerar leads por meio do WhatsApp usando a API do WhatsApp e o WhatsApp Business para uma melhor experiência de conversação e atendimento com o cliente.

Qual é o termo geração de leads por meio do WhatsApp?

No primeiro semestre, você precisa saber o que exatamente é geração de leads. Então, deixe-me apresentar o significado da geração de leads e como ela funciona, discutiremos na próxima seção.

A geração de leads é o processo que permite que a empresa reconheça e se envolva com clientes mais interessados. Se você não sabe, saiba que o WhatsApp pode ser usado para produzir grandes leads e transformá-los em clientes. 

Por que WhatsApp, alguém poderia perguntar? Dada a ampla gama de plataformas que estão em uso e são consideradas os melhores geradores de leads, essa é uma pergunta razoável. O WhatsApp, porém, se destaca acima dessas plataformas em termos de facilidade e adaptabilidade. 

Como profissional de marketing, você deve sempre escolher o canal no qual seus clientes potenciais se sentem mais à vontade. Sinceramente, o WhatsApp é um desses serviços.

Usar o WhatsApp Business para criar leads – potenciais consumidores que manifestaram interesse em um produto ou serviço – é o método para criar um lead no WhatsApp. Através do WhatsApp Business App ou WhatsApp API, as empresas podem gerar leads no WhatsApp.

Embora usar o WhatsApp para criar leads possa ser uma estratégia nova para certas empresas, ele tem várias vantagens.

Como vale a pena gerar leads pelo WhatsApp?

Usar o WhatsApp para o seu negócio sempre traz diversas vantagens que fazem seu negócio crescer de baixo para cima. Ele permite que você envie uma única mensagem para mais de cem clientes ao mesmo tempo. 

Entre outras plataformas de mídia social, o WhatsApp é conhecido como a plataforma de mensagens mais ativa, com conexões com mais de 3 bilhões de usuários. Para comunicação no dia a dia e comunicação profissional, o WhatsApp conta com uma grande maioria de usuários. Os usuários não preferem migrar o uso do WhatsApp para outras plataformas. 

Você sabia que o WhatsApp copiou o recurso “Stories” do Snapchat e deu a ele o apelido de “Status”? Sim, isso é exato. Mas isso não é tudo. Quando o WhatsApp imitou essa função, uma parte considerável da base de usuários do SnapChat migrou rapidamente para o WhatsApp. Isto demonstra a devoção e lealdade dos usuários a este software. 

As mensagens instantâneas são o principal componente do WhatsApp. Por isso o WhatsApp não possui estratégias de marketing conversacional para não causar problemas de comunicação aos clientes. O atendimento ao cliente fica mais prático com a integração do WhatsApp e AI Chatbots. 

Na verdade, de acordo com os relatórios do Morning Consultant, 80% das PMEs estão utilizando a integração do WhatsApp e do chatbot a seu favor para aumentar leads e vendas. Você pode integrar facilmente seus clientes potenciais, fornecendo-lhes as soluções WhatsApp de que necessitam.

Vantagens de gerar leads através do WhatsApp

As empresas utilizam o WhatsApp, uma plataforma de mensagens altamente envolvente, para se conectarem com o seu mercado-alvo e promover relacionamentos através de conversas casuais. O WhatsApp dá às empresas acesso a uma base considerável de clientes devido à troca diária de bilhões de mensagens, especialmente em áreas onde o WhatsApp é popular.

O WhatsApp é uma plataforma melhor para a criação de leads do que os canais convencionais, como e-mail e chat na web, porque resolve problemas que as empresas que empregam esses canais encontram com frequência.

Por exemplo, devido ao seu tom formal, os e-mails podem ir para a lixeira de spam, perder-se em um mar de e-mails não lidos e demorar mais para estabelecer relacionamentos.

Devido à possibilidade de visitantes anônimos do site e à exigência de que ambas as partes estejam online ao mesmo tempo, o chat tradicional na web aumenta o risco de perda de leads.

Como os indivíduos são mais propensos a verificar o WhatsApp do que o e-mail, as empresas podem usar o WhatsApp para coletar informações de leads, como nome e número de telefone, ao liderar uma mensagem pelo chat da web do WhatsApp ou pelo aplicativo WhatsApp e obter maior visibilidade.

Além disso, permite uma comunicação flexível entre empresas e clientes em horários convenientes. As empresas podem mover leads através do funil de vendas mais rapidamente e melhorar as taxas de conversão, eliminando o tempo e a inconveniência da utilização de linguagem formal.

A melhor parte é que, como o WhatsApp é membro da família Meta, as empresas podem vincular suas páginas do Instagram e do Facebook ao WhatsApp para enviar tráfego dessas plataformas de mídia social para o WhatsApp.

Além disso, o WhatsApp possui recursos adicionais, como links de conversa, códigos QR e muito mais, que podem ajudar a empresa a gerar leads por meio do WhatsApp de maneira eficiente. Mas antes de nos aprofundarmos nisso, vamos ver como usar o WhatsApp Business e a geração da API do WhatsApp. 

Geração de leads pelo WhatsApp: como gerar leads pelo WhatsApp?

Para gerar leads através do WhatsApp você pode seguir um dos métodos mencionados oferecidos pelo WhatsApp. Os usuários do WhatsApp têm um processo mais fácil de usar o WhatsApp para gerar leads usando ferramentas gratuitas e pagas, como códigos QR, clique para conversar, widgets de bate-papo na web e fornecedores terceirizados. Esta parte explicará como gerar leads através do WhatsApp.

Gere leads usando clique para conversar 

As plataformas nas redes sociais são bastante úteis para o marketing. Com quase 50% da população mundial a utilizá-los, as empresas têm grandes hipóteses de sucesso na atração do seu mercado-alvo.

Para alcançar leads adicionais, vincule sua conta do Facebook à sua conta do WhatsApp Business e crie publicidade clique para conversar no WhatsApp no ​​Facebook e Instagram. Lembre-se de que os anúncios do WhatsApp não são gratuitos.

A função WhatsApp Business App Ad permite que você anuncie seu catálogo do WhatsApp ou uma imagem específica da galeria do seu telefone para um mercado-alvo escolhido com base no seu orçamento no Facebook e Instagram.

Os leads serão enviados diretamente para sua caixa de entrada do WhatsApp pelo anúncio, onde poderão iniciar uma conversa sobre um serviço ou produto de seu interesse.  

Acesse as configurações do aplicativo WhatsApp Business e escolha Anunciar no Facebook para configurá-lo. Selecione o item do seu catálogo do WhatsApp ou uma imagem de anúncio e selecione o botão Continuar no Facebook. Selecione uma imagem depois disso e clique em Concluído. Depois disso, adicione o texto do seu anúncio e faça uma prévia dele.

Após escolher seu público-alvo e orçamento diário, planeje seu anúncio para um determinado período de tempo. Certifique-se de que o botão “Exibir este anúncio no Instagram” esteja ativado se você deseja alcançar usuários do Instagram. Quando estiver satisfeito com seu anúncio, clique em Promover agora para exibi-lo.

Assim que fizer isso, você poderá enviar mais informações demográficas desejadas no WhatsApp. Se estiver utilizando a API do WhatsApp, você também pode colocar publicidade clique para conversar no WhatsApp no ​​Meta Business Suite.

Vamos agora examinar como usar códigos QR e links de conversas do WhatsApp para gerar leads através do WhatsApp.

Gere leads usando códigos QR

As duas características mais eficazes para gerar leads por meio do WhatsApp ou direcionar leads inbound são links de clique para conversar e códigos QR. Você pode inserir seu código QR do WhatsApp em sua loja física, folhetos e outros materiais impressos, bem como incorporar seu link de chat em qualquer lugar da web, incluindo sites e mídias sociais.

Tudo o que você precisa fazer é navegar até as configurações do WhatsApp > Ferramentas de negócios > Link curto para criar seu link clique para conversar e código QR. Você pode compartilhar o link do chat e o código QR nesta página, bem como criar uma mensagem que preencherá previamente a saudação do lead quando ele for levado para a caixa de entrada do chat.

Esteja você usando o aplicativo WhatsApp Business ou a API do WhatsApp, você pode facilmente criar uma conexão usando o painel on-line do WhatsApp CRM.

Crie links e códigos QR no WhatsApp CRM. com facilidade se você estiver utilizando a API do WhatsApp conectada ao WhatsApp CRM.. Para começar, navegue até Configurações, escolha Widgets de crescimento e clique em Adicionar widget. Clique em Criar Widget após selecionar o QR Code.

Escolha sua conta WhatsApp Business no menu suspenso de canais, escolha WhatsApp, digite sua mensagem usando os campos pré-preenchidos e clique em Gerar widget. Em seguida, duplique o URL do chat ou distribua o código QR.

Em seguida, demonstraremos como usar o widget do WhatsApp para gerar leads.

4. Gestão de leads através do WhatsApp

Lembre-se de que os leads do WhatsApp são interessantes e têm alto potencial porque optaram por entrar em contato com sua empresa por meio de um canal pessoal por confiança em você.

Embora o WhatsApp Business ofereça gerenciamento básico de leads com rótulos personalizáveis, se sua empresa atua no mercado abaixo, você deve se sentir confortável ao utilizar um CRM que pode rastrear novas consultas do WhatsApp e incorporá-las ao seu processo de vendas.

Empresas que precisam empregar CRM com integração com WhatsApp.

  • Agências imobiliárias e empresas
  • Agentes de seguros pessoais e de saúde
  • Agentes de seguros de veículos
  • empresas fabricantes de equipamentos e ferramentas
  • indústrias que fabricam equipamentos médicos
  • indústrias que fabricam equipamentos odontológicos
  • Empresas que negociam carros

5. Gere leads por meio do chatbot do WhatsApp

Embora os chatbots do WhatsApp sejam a ferramenta ideal para geração de leads por meio do WhatsApp, você ainda precisa trabalhar na geração de leads. Aqui estão algumas estratégias para transformar seu chatbot do WhatsApp em um gerador de leads. 

1. Inclua links para o chatbot do WhatsApp em assinaturas de e-mail e postagens em redes sociais.

As assinaturas de e-mail da sua equipe de vendas oferecem um excelente espaço para os chatbots do WhatsApp se moverem, caso estejam enviando e-mails não solicitados para clientes em potencial. Não apenas as assinaturas de e-mail estão no final de seus e-mails, mas também. Eles servem como rodapés de e-mail e podem fornecer mais detalhes sobre sua empresa, seus produtos, eventos futuros ou promoções em andamento. 

2. Adicione links de chatbot a anúncios pagos

Publicidade gráfica e de texto do Google. Anúncios do Twitter, anúncios do Facebook e anúncios do Instagram. Você pode executar campanhas de marketing usando uma infinidade de canais pagos. É procedimento padrão solicitar informações de contato dos usuários por meio de um formulário pop-up ou página de inscrição de lead. 

3. Distribua códigos QR para WhatsApp

A interação pessoal com os clientes foi perdida devido ao dropshipping e à entrega ao domicílio. Isso está correto? Você ainda pode configurar um canal de WhatsApp para os clientes interagirem com sua empresa. Você sempre pode entrar em contato com seus clientes atuais ou novos clientes em potencial se eles quiserem saber mais sobre seus outros produtos ou fazer compras adicionais. 

Coisas para saber sobre a geração de leads no WhatsApp: geração de leads por meio do WhatsApp

Por meio do aplicativo WhatsApp Business, feito para pequenas empresas, ou da API WhatsApp, desenvolvida para PMEs e corporações, as empresas podem gerar leads no WhatsApp.

As empresas podem conversar com clientes potenciais e potenciais a qualquer momento usando o aplicativo WhatsApp Business, desde que sigam as Políticas Comerciais e Comerciais do WhatsApp. O uso do aplicativo também é gratuito.

Por outro lado, a API do WhatsApp possui um conjunto de diretrizes além das Políticas Empresariais e Comerciais que protegem a privacidade dos usuários, promovem respostas rápidas e impedem que as empresas enviem spam aos clientes.

Por exemplo, apenas os clientes podem iniciar uma conversa e as empresas devem responder às mensagens no prazo de 24 horas. As empresas só podem iniciar conversas com leads ou clientes no WhatsApp usando mensagens de modelo do WhatsApp pré-aprovadas .

A API deve estar conectada a aplicativos de terceiros, como o software de gerenciamento de conversas com clientes WhatsApp CRM., porque não possui uma interface de usuário.

Mostraremos na seção acima como usar o WhatsApp para geração de leads, agora que você conhece os diferentes produtos do WhatsApp disponíveis e como usá-los.

Melhores práticas para gerenciar leads do WhatsApp

Como tornou mais fácil para os leads entrarem em contato com você, você precisa lidar bem com eles e garantir que tenha recursos suficientes para responder a um grande número de discussões recebidas.

Você pode usar as práticas recomendadas aprendidas nesta parte para gerenciar e se comunicar com seus leads do WhatsApp.

1. Gerenciamento de leads: aplicativo WhatsApp Business

Para gerenciar os leads gerados, o aplicativo WhatsApp Business possui as ferramentas necessárias para gerenciar as conversas no WhatsApp também para pequenas empresas. Dito isto, sempre que novos usuários enviarem mensagens comerciais, eles poderão usar rótulos para categorizar as prioridades.

Ter esses recursos permite atingir o público com sua mensagem promocional de transmissão, o que resulta na geração de leads por meio do WhatsApp.

Como já foi estabelecido, os usuários do WhatsApp normalmente antecipam respostas imediatas das empresas. As empresas podem cumprimentar novos clientes com uma mensagem automática de boas-vindas e, quando os leads os contatam após o horário comercial normal, podem responder com uma mensagem de ausência para ajudar a gerenciar suas expectativas.

As empresas podem usar a opção de resposta rápida para fornecer respostas pré-determinadas às perguntas mais frequentes, porque ter o pessoal de vendas respondendo constantemente às mesmas perguntas pode ser tedioso e demorado.

Para micro e pequenas empresas que desejam criar e gerenciar leads no WhatsApp, o WhatsApp Business App é uma escolha adequada.

Porém, à medida que sua equipe se expande, você perceberá que o software não consegue lidar com volumes de mensagens médios a altos, carece de ferramentas de automação avançadas e não consegue determinar qual agente é responsável por qual tarefa.

2. Gerenciamento de leads: API do WhatsApp para WhatsApp CRM.

Você pode consolidar todos os canais de comunicação da sua empresa em uma única caixa de entrada omnicanal usando a plataforma de gerenciamento de conversas com clientes WhatsApp CRM.. 

Você pode usar ferramentas para gerenciar leads do WhatsApp, automatizar bate-papos e trabalhar em conjunto com membros da equipe para obter suporte. Também permite que você use o WhatsApp Business com vários usuários.

O fato de ele suportar todas as funções da API do WhatsApp, incluindo transmissão, notificações push, criação de mensagens interativas e muito mais, é crucial.

Para equipes que estão constantemente em trânsito, WhatsApp CRM. também oferece um aplicativo móvel que permite responder mensagens de qualquer local.

Você pode exportar seus contatos do WhatsApp para um arquivo CSV e importá-los para o WhatsApp CRM. se estiver migrando do aplicativo WhatsApp Business para a API do WhatsApp em sua conta. Você não perderá sua posição atual neste método.

Você não perderá seus contatos atuais, que incluem possíveis leads, neste método.

Depois disso, vamos ver como gerenciar leads do WhatsApp com WhatsApp CRM..

3. Organize leads do WhatsApp

Reúna o mínimo de informações dos leads que enviam mensagens para você para avaliar se são novos leads ou contatos que já enviaram mensagens para você em outro canal.

Se ele for um contato existente, você será solicitado a combinar suas informações de contato e todas as suas comunicações com ele em um único perfil para poder ver tudo o que ele fez pela sua empresa.

Se um lead for recente, WhatsApp CRM. registrará instantaneamente suas informações e os adicionará como um contato.

Sempre que você receber novos leads, agrupe-os de acordo com prioridade, interesses, localização geográfica e outros fatores. Isso será útil ao usar o Módulo de transmissão WhatsApp CRM. para enviar mensagens de transmissão personalizadas.

É hora de automatizar os bate-papos para lidar com a enorme quantidade de conversas recebidas, agora que você tem o aspecto de gerenciamento de contatos sob controle.

4. Com automação, gerencie a comunicação do lead

As empresas podem automatizar processos de vendas com WhatsApp CRM., incluindo qualificação de leads, direcionando-os para a equipe de vendas apropriada com base no funil em que se enquadram e atribuindo-os automaticamente a um vendedor.

Os gerentes têm a opção de construir sua lógica de roteamento, como rotear leads por acesso prioritário, tamanho do negócio, região e outros fatores, graças ao grande grau de personalização dos fluxos de trabalho do WhatsApp CRM..

Além disso, eles podem alocar automaticamente os clientes atuais ao vendedor designado ou garantir que os leads sejam distribuídos igualmente por toda a equipe de vendas.

5. Aprimore o gerenciamento de leads com ferramentas integradas

Quando um agente precisa de ajuda para lidar com um lead, WhatsApp CRM. oferece uma variedade de ferramentas de comunicação interna. 

Os agentes podem incluir resumos de discussões para coleta de dados ao concluir um bate-papo, marcar colegas de trabalho para obter assistência, fornecer comentários internos para transferências e permitir que os gerentes monitorem e orientem diálogos ao vivo.

Além disso, o Módulo de Relatórios e Análise WhatsApp CRM. ajuda os gerentes a avaliar a eficácia de seu processo de qualificação de leads, identificando áreas para desenvolvimento e auxiliando sua equipe a melhorar a conversão de leads.

Também poderão monitorar a carga de trabalho e a eficiência dos agentes, o tempo de resolução dos casos e o desenvolvimento das conversas em tempo real.

Concluindo, utilize o WhatsApp Business App para criação de leads se sua pequena empresa receber poucas mensagens. No entanto, você precisa da API do WhatsApp conectada ao WhatsApp CRM. se estiver obtendo muitos leads ou se espera que seu negócio se expanda.

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